MBL busca nome para substituir Arthur do Val na disputa pelo governo de São Paulo
Podemos de Moro, no entanto, pode apoiar até PSDB no estado
Foto: Reprodução
Após a repercussão das falas sexistas do então pré-candidato ao governo de São Paulo, Arthur do Val, o Movimento Brasil Livre (MBL) busca alguém para substituí-lo no pleito. O Podemos, no entanto, pode deixar de apoiar o MBL no estado e lançar um candidato ao Palácio dos Bandeirantes do próprio partido, sem ligação com o movimento.
Já no caso de apoio ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), um dos maiores prejudicados seria o pré-candidato à Presidência do próprio Podemos, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro. Isso porque, segundo informações do portal UOL, ele ficaria sem candidato do partido para dividir o palanque. Embora as movimentações já tenham começado, até o momento, não há nada acertado quanto a quem deve substituir Arthur do Val.
O deputado desistiu de continuar como pré-candidato a governador de São Paulo após a exposição de falas sexistas dele em viagem à Ucrânia, país que foi invadido por tropas russas. Do Val enfrentava processo disciplinar interno no Podemos que podia resultar em sua expulsão e, na última terça-feira (8), pediu a desfiliação da sigla. Ele ainda enfrenta ao menos 10 pedidos de cassação do mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).