Política

MEC cancela ofício que ameaçava punir universidades federais

Documento classificava manifestações políticas como "imoralidade administrativa"

Por Da Redação
Ás

MEC cancela ofício que ameaçava punir universidades federais

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) informou na noite de ontem (4) que cancelou o ofício enviado às universidades federais que tratava manifestações políticas como "imoralidade administrativa".  

O novo posicionamento assinado pelo secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, afirma que o documento enviado às instituições federais em fevereiro visou "unicamente prestar informações às universidades sobre a possibilidade e conveniência de regulamentação (no exercício da autonomia universitária) acerca da cessão e utilização de seus espaços".

"Não há, no ofício-circular em questão, quaisquer intenção de coibir a liberdade de manifestação e de expressão, no âmbito das instituições federais de ensino superior", afirmou. "Foi buscado, tão somente, orientar as universidades a garantir o bom uso do recurso público, sem, contudo, se dissociar do resguardo de todas as formas de manifestação livre de pensar nos ambientes universitários".

O cancelamento do ofício ocorre após o Ministério Público Federal cobrar explicações sobre o caso, no qual classifica as manifestações políticas como atos de "imoralidade administrativa", que foi enviada  às universidades pela Rede de Instituições Federais de Educação Superior. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.