Mercado é multado após segurança agredir jovem negro
Situação ocorreu em janeiro deste ano
Foto: Arquivo Pessoal
O supermercado BIG foi multado em R$ 112 mil na última quarta-feira (12) graças a abordagem de um segurança da empresa a um homem negro, agredido e acusado de furto de produtos. O caso ocorreu no dia 7 de janeiro deste ano na unidade do Shopping Iguatemi, em Florianópolis. A multa foi concedida pelo Procon de Santa Catarina.
Renan da Silva Rodrigues, de 26 anos, entrou no supermercado para comprar uma cerveja, mas ao não encontrar o que queria, optou por ir em outro estabelecimento, localizada na mesma rua. Antes de deixar o local, foi abordado pelo segurança.
Na ocasião, Renan revelou que o segurança o pegou pelo braço, deu-lhe uma "chave de pescoço" e o acusou de furto, sendo arrastado para dentro do estabelecimento. O jovem afirmou não ter sido revistado. Após a situação, o supermercado interrompeu os serviços prestados pela empresa terceirizada de segurança.
O inquérito foi finalizado e o segurança foi indiciado por lesão corporal. O processo judicial segue em andamento. O valor da multa, porém, não será repassado à vítima e sim ao fundo estadual de defesa do consumidor. Contudo, há um processo por danos morais que corre na Justiça.