• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Mercosul prevê assinatura de primeiro acordo com um país asiático em cúpula no Rio
Política

Mercosul prevê assinatura de primeiro acordo com um país asiático em cúpula no Rio

Parceria inédita com Cingapura pode acontecer, sob liderança do Brasil

Por Da Redação
Ás

Mercosul prevê assinatura de primeiro acordo com um país asiático em cúpula no Rio

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Sob a presidência temporária do Brasil, o Mercosul, formado por Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, vai formalizar um acordo de comércio com Cingapura, a primeira parceria do grupo com um país asiático desde 1991, ano em que o bloco foi criado. O tratado será firmado durante a Cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro, que teve início na segunda-feira (4) e vai até a próxima quinta (7), dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do evento. 

A parceria com Cingapura será também a primeira extrarregional em 12 anos. As áreas técnicas dos quatro países se debruçam na revisão formal do texto. Essa negociação entre o Mercosul e Cingapura começou em julho de 2018. Desde que foi criado, o bloco fechou três acordos com países de fora da região sul-americana: Israel (2007), Egito (2010) e Palestina (2011).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Mercosul fechou acordos de preferência com a Índia e países do sul da África que formam a União Aduaneira da África Austral — África do Sul, Lesoto, Namíbia, Suazilândia e Botswana.

O acordo com a nação asiática tem como objetivo ampliar os fluxos comerciais, dar maior previsibilidade a disciplinas modernas e melhorar as condições para os investimentos. O intercâmbio comercial entre as partes atingiu cerca de US$ 7 bilhões em 2021, segundo os dados do Mercosul.

Entre os principais itens de exportação do Mercosul estão produtos avícolas, ferroligas, carnes suína e bovina e minerais de ferro. Por outro lado, inseticidas, circuitos integrados, medicamentos e embarcações configuram a lista dos itens de importação do bloco sul-americano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.