Mergulhadores encontram moedas de ouro romanas no mar de Alicante, na Espanha
As moedas serão expostas no Museu Arqueológico e Etnográfico de Soler Blasco, em Jávea
Foto: Reprodução
Pesquisadores da Universidade de Alicante encontraram um dos maiores conjuntos de moedas romanas em ouro na cidade portuária de mesmo nome, na Espanha. Segundo eles, o achado é “excepcional”.
As moedas foram datadas entre os séculos IV e V e teriam sido escondidas no fundo da baía de Portitxol de Jávea quando passavam por momentos de instabilidade provocado pela chegada dos povos do norte no fim do século IV.
O conjunto de moedas, com cerca de 1.500 anos, está em ótimo estado de conservação. Elas possuem representações dos governantes do Império Romano durante a chamada Antiguidade Tardia, no Ocidente.
“Este é um dos maiores conjuntos de moedas de ouro romanas já encontradas na Espanha e na Europa”, diz Jaime Molina Vidal, chefe da equipe de arqueólogos da Universidade de Alicante e professor de história antiga.
As 53 moedas foram descobertas pelos mergulhadores Luis Lens e César Gimeno. Eles avisaram a Direção-Geral da Cultura e do Patrimônio, que imediatamente agiu para realizar novas pesquisas no fundo do mar.
Após a restauração, as moedas serão expostas no Museu Arqueológico e Etnográfico de Soler Blasco, em Jávea. Carmen Amoraga, diretora-geral da Cultura e Patrimônio, ainda elogiou o “comportamento exemplar” dos mergulhadores amadores ao alertar as autoridades sobre sua descoberta.