Mesa Diretora declara perda de mandato do deputado de Sergipe Valdevan Noventa
A vaga na bancada de Sergipe foi destinada a Márcio Macêdo (PT)
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O mandato do deputado Valdevan Noventa (PL-SE) foi declarado como perdido pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em comunicado publicado no Diário do órgão, na quarta-feira (27). A vaga na bancada de Sergipe foi destinada a Márcio Macêdo (PT). Ele assumiu o mandato na quarta-feira (27), após a decisão da Mesa.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia confirmado, em março, a cassação do mandato e a inexigibilidade do político, pelo período de oito anos. A decisão foi tomada na análise de recurso do parlamentar contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (AL).
O órgão condenou Valdevan Noventa e dois auxiliares por abuso econômico na campanha eleitoral de 2018. De acordo com investigações, houve captação e gastos ilícitos de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada
Na época, Valdevan respondeu a acusação, em nota, afirmando que havia sido o único eleito por Sergipe em 2018 que não contou com verbas dos fundos partidário e eleitoral. “Com isso, as doações realizadas após as eleições foram para cobrir as dívidas da campanha, sem qualquer intenção de ferir as regras eleitorais”, continuou.