Mesmo com Covid, mundo não está melhor preparado para combater pandemias, diz painel
Segundo relatório, a falta de progresso torna o mundo mais vulnerável

Foto: iStock
Mesmo com a experiência da Covid-19, o mundo não está melhor preparado para uma nova pandemia e pode estar em uma situação pior por causa da impacto econômico sofrido. As conclusões são do painel de revisão criado para avaliar a resposta global.
A falta de progresso em reformas como o financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e os regulamentos internacionais de saúde apontam que o mundo está ainda mais vulnerável.
De acordo com o Painel Independente para Preparação e Resposta à Pandemia, liderado pela ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e pela ex-presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf, há algum progresso, mas o processo ainda está muito lento.
"Temos agora as mesmas ferramentas e o mesmo sistema que existia em dezembro de 2019 para responder a uma ameaça de pandemia. E essas ferramentas não eram boas o suficiente", disse Clark a repórteres.
"Se houver uma nova ameaça de pandemia este ano, no próximo ano, ou no ano seguinte, estaremos em grande parte no mesmo lugar... talvez pior, dado o espaço fiscal apertado de muitos, se não da maioria, dos países agora."
A Assembleia Mundial da Saúde acontece na próxima semana em Genebra, fórum onde ocorre a tomada de decisões da OMS, e deve abordar algumas das questões levantadas pelo painel divulgado.