• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • União Europeia anuncia projeto de 300 bilhões de euros para se tornar independente da energia russa

União Europeia anuncia projeto de 300 bilhões de euros para se tornar independente da energia russa

O plano, chamado de RePowerEU, foi divulgado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Por Da Redação
Ás

União Europeia anuncia projeto de 300 bilhões de euros para se tornar independente da energia russa

Foto: Reprodução/Twitter

Em tentativa de se tornar independente da energia russa até 2027, a União Europeia(UE) anunciou, nesta quarta-feira (18), um projeto de investimentos de mais de 300 bilhões de euros. O plano, chamado de RePowerEU, foi divulgado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

De acordo com Leyen, do montante a ser investido, 10 bilhões de euros serão destinados para a criação de estruturas para gás natural, 2 bilhões de euros para infraestrutura de petróleo e o restante para energias renováveis.

Além disso, a UE também elevou sua proposta de uso de energia renovável até 2030, passando de 40% para 45%. "O RePowerEU vai ajudar a economizar mais energia, acelerar o fim do uso de combustíveis fósseis e mais importante, iniciar investimentos em uma nova escala", disse Ursula ao anunciar o projeto em Bruxelas. "Eu diria que essa é a uma aceleração do plano de energia verde da Europa."

Do total a ser investido, cerca de 72 bilhões de euros já estão garantidos, afirma a presidente. A UE deve obter o restante por meio de empréstimos. O objetivo da comissão é investir 210 bilhões de euros até 2027 para acelerar a independência do bloco da Rússia. Conforme as estimativas do bloco, ao abrir mão do petróleo e gás russo, 100 bilhões de euros por ano podem ser economizados.

O RePowerEU também avalia medidas de curto prazo para tratar as altas nos preços de energia. O bloco calcula que os preços vão se manter altos até o final de 2022 e, em razão disso, planeja a colocar algumas medidas em prática para lidar com os aumentos a partir do próximo inverno no hemisfério norte, período em que a demanda por energia aumenta na região, como a aplicação de abonos fiscais para incentivar o uso consciente da eletricidade.

Desde o início de março, o plano vinha sendo discutido em razão da invasão russa na Ucrânia, mas se tornou ainda mais importante com a escalada da guerra e das sanções impostas contra o país invasor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário