Mini apresenta Countryman John Cooper Works que virá ao Brasil
Esportivo tem motor 2.0 turbo mais potente e tração integral permanente
A Mini apresenta nos Estados Unidos a nova geração do Countryman John Cooper Works, de apelo esportivo, motor a combustão e uma série de novidades que virão ao Brasil em 2024. A nova geração do Mini tem foco na eletrificação e a plataforma do X1 já lançado por aqui.
O Countryman JCW tem 4,42m de comprimento, 2,70m de entre-eixos ficando longe de ser um "mini" no sentido estrito da palavra. Na apresentação da Mini fica clara a intenção da BMW de abrir o Countryman para um público que espera mais esportividade e, como conseguinte, desempenho.
O visual é diferente e assimétrico. O farol apenas "lembra" a versão antiga mas com desenho arredondado, linha de cintura retilínea e uma coluna C ao estilo de uma quilha terminando com lanternas menores deixando a grande tampa do porta-malas se destacar ainda mais. As rodas maiores tem perfil assimétrico e quadriculado, um moderno diferente e o interior é minimalista com revestimentos em tecido.
Agora o motor do Countryman John Cooper Works é o 2.0 turbo quatro cilindros combinado com transmissão automática de oito marchas e tração integral. Em relação ao motor já usado, a nova versão sai de 301 para 312cv mas o torque é um pouco menor de 45kgfm de torque para 40kgfm. O 0-100km/h é anunciado para 5,4s, um pouco mais rápido que a antiga geração.
A Mini anunciou que o Countryman JCW tem melhorias de suspensão, sistema ativo de escapamento, pneus de perfil mais baixo, rodas maiores de 19 para 20 polegadas. Nos Estados Unidos o Countryman terá preço inicial de US$ 47,8 mil, cerca de R$ 240 mil em valores convertidos.
A produção do Countryman JCW começa em março e chegará aos revendedores em maio. A estreia no Brasil será certamente no segundo semestre.