• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério da Agricultura recolhe 12 lotes de azeites de oliva impróprios para consumo
Brasil

Ministério da Agricultura recolhe 12 lotes de azeites de oliva impróprios para consumo

Produtos não atendem aos padrões de qualidade estabelecidos

Por Da Redação
Ás

Ministério da Agricultura recolhe 12 lotes de azeites de oliva impróprios para consumo

Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou, nesta semana, o recolhimento de 12 lotes de azeites de oliva (veja  tabela no final) que foram considerados impróprios para consumo. A decisão ocorre após análises laboratoriais oficiais confirmarem que não atendem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.

Dez marcas pertencentes a oito empresas responsáveis foram identificadas em supermercados, centros de distribuição ou em estabelecimentos envasilhadores. Ao todo, 82 mil litros desses produtos foram apreendidos e retirados dos mercados.

Além dos 12 lotes anunciados, há outros produtos que foram cautelarmente apreendidos devido a indícios de irregularidades, aguardando o parecer laboratorial final.

O Mapa alerta os consumidores sobre o risco e reforça a importância de verificar a lista disponível no site do Ministério, evitando o consumo dos produtos relacionados. A recomendação para quem possuir esses itens em casa é que os devolvam nos pontos de venda onde foram adquiridos.

As fiscalizações realizadas pelos auditores fiscais federais agropecuários visam garantir a qualidade e conformidade dos produtos disponíveis no mercado, fortalecendo a confiança dos consumidores na cadeia produtiva agropecuária. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso, destaca os avanços nas operações, contribuindo para a redução das irregularidades ao longo do tempo.

Dicas ao consumidor:

Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;
Confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;
Evite comprar azeite a granel;
Esteja atento à data de validade e aos ingredientes;
Opte por produtos com a data de envase mais recente.

Veja a lista de produtos:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário