Ministério da Agricultura recolhe 12 lotes de azeites de oliva impróprios para consumo
Produtos não atendem aos padrões de qualidade estabelecidos
Foto: Divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou, nesta semana, o recolhimento de 12 lotes de azeites de oliva (veja tabela no final) que foram considerados impróprios para consumo. A decisão ocorre após análises laboratoriais oficiais confirmarem que não atendem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.
Dez marcas pertencentes a oito empresas responsáveis foram identificadas em supermercados, centros de distribuição ou em estabelecimentos envasilhadores. Ao todo, 82 mil litros desses produtos foram apreendidos e retirados dos mercados.
Além dos 12 lotes anunciados, há outros produtos que foram cautelarmente apreendidos devido a indícios de irregularidades, aguardando o parecer laboratorial final.
O Mapa alerta os consumidores sobre o risco e reforça a importância de verificar a lista disponível no site do Ministério, evitando o consumo dos produtos relacionados. A recomendação para quem possuir esses itens em casa é que os devolvam nos pontos de venda onde foram adquiridos.
As fiscalizações realizadas pelos auditores fiscais federais agropecuários visam garantir a qualidade e conformidade dos produtos disponíveis no mercado, fortalecendo a confiança dos consumidores na cadeia produtiva agropecuária. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso, destaca os avanços nas operações, contribuindo para a redução das irregularidades ao longo do tempo.
Dicas ao consumidor:
Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;
Confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;
Evite comprar azeite a granel;
Esteja atento à data de validade e aos ingredientes;
Opte por produtos com a data de envase mais recente.
Veja a lista de produtos: