Política

Ministério da Defesa pede que seja realizado novo testes de urnas eletrônicas

Pasta encaminhou carta ao TSE na sexta (10), apontando pontos de descontentamento

Por Da Redação
Ás

Ministério da Defesa pede que seja realizado novo testes de urnas eletrônicas

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em carta enviada mais cedo nesta sexta-feira (10), pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pasta defendeu que mais um teste de urnas eletrônicas seja realizado visando o "aprimoramento do processo eleitoral".

O processo, que requer um longo tempo de duração, foi finalizado no último mês. Agora, o novo pedido ocorre pouco mais de 3 meses para as eleições acontecerem.

“As Forças Armadas consideram que ainda há propostas tidas como essenciais para o aprimoramento do processo eleitoral em curso, cabendo destacar ser viável e fundamental realizar o teste de integridade das urnas nas mesmas condições da votação, inclusive com a utilização da biometria do próprio eleitor da urna em teste; implementar, ainda para o pleito de 2022, o TPS das urnas UE2020; e tornar efetivas a fiscalização e a auditoria pelas entidades fiscalizadoras em todas as fases do processo, sobretudo pela necessidade do desenvolvimento de programas próprios de verificação”, afirma trecho do documento da Defesa.

Segundo o TSE, o ofício foi recebido no fim da tarde e a Corte Eleitoral deve analisar o que poderá ser feito com os apontamentos. 

Além disso, o ministro afirmou na carta que as Forças Armadas "não se sentem prestigiadas" com a participação no pleito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário