Ministério da Justiça analisa 100 mil denúncias contra manifestantes do 8 de janeiro
Denúncias enviadas por e-mail foram encaminhadas à Polícia Federal para colaborar nas investigações
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
As vésperas de completar um mês das manifestações que resultaram nas invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro, o Ministério da Justiça já recebeu 107 mil denúncias por e-mail que podem ajudar na identificação dos manifestantes. As informações foram enviadas para a Polícia Federal que usará os dados ao longo das investigações.
O canal de denúncias foi criado em 9 de janeiro, um dia após as manifestações. Segundo a Secretaria de Acesso à Justiça, vinculada ao ministério, das 107 mil mensagens, 102,407 foram analisadas para compor relatório.
Os e-mails foram enviados por 27.457 denunciantes, com 121.588 arquivos anexados e mais de 62 mil links, com a indicação, inclusive, dos nomes de pessoas que participaram dos atos na Esplanada. As denúncias apontam a atuação de deputados, governadores, vereadores e prefeitos que convocaram manifestações no 8 de janeiro. No total, 7.003 e-mails citam autoridades
A pasta recebeu ainda denúncias sobre os possíveis financiadores das manifestações. São 2.600 e-mails que revelam os possíveis financiadores, encaminhados por mais de 1.500 denunciantes.
No total, 3.700 denúncias apontam ainda dados e informações de ônibus ou caravanas que transportaram os manifestantes de outros estados do Brasil até Brasília.