Ministério da Justiça prorroga por cinco dias restrições em presídios federais
Medida se deve à fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró
Foto: Divulgação/MJSP
O Ministério da Justiça prorrogou por cinco dias as restrições em presídios federais. A medida, que estará em vigor de 17 a 21 de fevereiro, suspende os banhos de sol, visitas sociais e atividades educacionais, além de limitar o acesso às áreas do presídio destinadas a "vivências, isolamento e inclusão".
Contudo, o acesso aos serviços de atendimento médico, aos advogados e ao cumprimento de decisões judiciais permanece inalterado. A portaria da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) foi publicada nesta sexta-feira (16).
A medida se deve à fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na última Quarta-Feira de Cinzas (14). Essa é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, desde a criação em 2006.
Também nesta sexta-feira,16, os detentos teriam sido vistos por moradores da região onde ocorreu a fuga.
O Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski anunciou na quinta-feira (15), a colocação de muralhas em todos os presídios federais do País, o aumento de efetivo nas unidades do Brasil, além do controle de acesso aos locais.
De acordo com o Secretário de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, a prioridade é recaptura dos detentos.
Os fugitivos entraram na difusão vermelha da Interpol.