• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministério da Justiça solicita abertura de inquérito para investigar vazamento de dossiê
Política

Ministério da Justiça solicita abertura de inquérito para investigar vazamento de dossiê

Documentos inclusos no dossiê foram enviados ao Congresso Nacional na última terça (11)

Por Da Redação
Ás

Ministério da Justiça solicita abertura de inquérito para investigar vazamento de dossiê

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou na última terça-feira (11) que pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito policial para investigar "vazamentos de informações e conteúdos de documentos relacionados à atividade de inteligência". A solicitação foi realizada diante da polêmica envolvendo um relatório produzido pela Secretaria de Operações Integras (Seopi) que investigou 579 servidores da área de segurança pública e professores opositores ao governo Bolsonaro.

Semana passada, o ministro André Mendonça determinou a abertura de sindicância para apuração da criação do relatório contra servidores. A existência do dossiê foi revelada pelo portal UOL. Foi enviado à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) também na última terça "informações e documentos necessários para a realização da atividade de controle e fiscalização externos da atividade de inteligência" referentes ao relatório.

O ministro André Mendonça prestou depoimento de mais de três horas na última sexta-feira (7) à comissão para falar sobre as atividades de inteligência de segurança pública desenvolvidas pela Diretoria de Inteligência da Seopi. Durante o momento de fala, ele admitiu existir o relatório, porém, não deu detalhes sobre o conteúdo.

De acordo com informado pelo ministério, Mendonça respondeu a todas as perguntas e afirmou que não admite "ato ou conduta à margem dos princípios constitucionais ou das normas que regem a atividade de inteligência, especialmente se tiver por fim a prática de perseguição ou cerceamento de liberdades individuais de quem quer que seja".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.