• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério da Saúde aciona GSI após invasão virtual na madrugada derrubar sistemas

Ministério da Saúde aciona GSI após invasão virtual na madrugada derrubar sistemas

Em nota, pasta diz que os serviços foram comprometidos temporariamente

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde aciona GSI após invasão virtual na madrugada derrubar sistemas

Foto: Getty Images

O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (10), que acionou o Gabinete de Segurança Institucional e a Polícia Federal (PF) para apurar um ataque virtual que derrubou o site da pasta nesta madrugada. De acordo com a pasta, a invasão “comprometeu temporariamente alguns sistemas”.  

Antes do site da pasta sair do ar, uma mensagem do grupo que supostamente cometeu o crime foi exibida. O Lapsus$ Group, que assumiu a autoria do ataque cibernético, afirmou que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estão em posse do grupo. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem.  O ataque aconteceu por volta da 1h da manhã. Cerca de duas horas depois, a mensagem saiu do ar e o site está indisponível para acesso desde então.

Leia a íntegra da nota:

O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário