Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra gripe devido alta de vírus respiratórios
Oferta das doses terá início no dia 25 de março, com exceção da região Norte
Foto: Divulgação / Julia Prado / Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde anunciou que vai antecipar a campanha de vacinação contra a gripe, que normalmente começa em abril, para o dia 25 de março devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A medida é válida para todas as regiões do Brasil, com exceção da Norte, onde as imunizações ocorrem no segundo semestre.
Segundo o Instituto Butantan, 5 milhões de doses iniciais serão entregues nesta quinta-feira (29), e as demais 70,2 milhões serão enviadas ao Ministério até abril. Ao todo, serão 81,8 milhões de aplicações, além das 6,6 milhões que serão entregues em setembro na região Norte.
“Desde o ano passado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em comunicado.