Ministério da Saúde divulga nota técnica que orienta atuação das doulas no SUS
Segundo a pasta, o trabalho da doula contribui com cuidado obstétrico
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica para orientar a atuação das trabalhadoras que prestam cuidados durante a gestação, parto e pós-parto, conhecidas como doulas, no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a pasta, o trabalho da doula contribui com cuidado obstétrico, além de promover o conforto materno, a partir do emprego de técnicas não medicamentosas que ajudam a aliviar as dores e favorecer o trabalho de parto.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a ação reforça o compromisso em qualificar o papel das doulas na Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil, além de estabelecer diálogo permanente com as profissionais por meio da Federação Nacional de Doulas do Brasil e dos movimentos sociais que reivindicam o direito a acessar o serviço.
A pasta destaca também que a regulamentação e o reconhecimento da importância do acompanhamento qualificado e humanizado de gestantes, parturientes e puérperas reforça a necessidade de incentivar e organizar o acesso de doulas aos diversos momentos de cuidado e estabelecimentos de saúde do Sistema Único de Saúde, considerando as especificidades de cada região.
Leia a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde aqui.