Coronavírus

Ministério da Saúde divulgará boletins da pandemia às 18h

Uma plataforma interativa será lançada nesta terça (9)

Por Juliana Dias
Ás

Ministério da Saúde divulgará boletins da pandemia às 18h

Foto: Agência Brasil

Depois de polêmicas em relação a confusões com as informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde em relação aos números da pandemia, ficou definido que a divulgação de dados consolidados dos estados e municípios será feita diariamente às 18h. De acordo com o secretário-executivo substituto da Pasta, Élcio Franco, será lançada nesta terça (9) uma plataforma interativa, que tornará "mais ágil e efetiva a divulgação". A plataforma trará dados do Brasil, das regiões, dos estados, região metropolitana e municípios, com gráficos que poderão ser acessados pela população. "Esse gráfico trará uma radiografia da evolução dos casos e óbitos", explicou.

Para possibilitar o acompanhamento de uma evolução "real" da curva, o gráfico trará a data da morte do infectado e não mais a data da notificação. O sistema irá além dos números e detalhará as datas do início dos sintomas, da hospitalização e do óbito, bem como fatores de risco relacionados. Também há a intenção de trazer a ocupação dos leitos hospitalares. Segundo ele, a nova forma de monitoramento ajudará o Ministério e os gestores no controle da pandemia da Covid-19 no país. 

O diretor do Departamento de Análise de Saúde e Vigilância de doenças não-transmissíveis do ministério, Eduardo Macário, adiantou que deve ser realizada uma reunião nesta terça-feira (9) com os secretários de Saúde para explicar a nova forma de coleta e consolidação dos dados que trarão mais "qualidade e profundidade" para a informação. "Não há intenção de recontagem de dados, nós acreditamos nos dados que foram passados por estados e municípios", adicionou o diretor.

Élcio Franco ainda falou que a queda do site com os dados no final de semana aconteceu por conta de tentativa de invasões ao sistema Datasus, que agora teve a segurança reforçada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.