Ministério da Saúde inicia estudo sobre vacina contra a dengue em adultos
Imunizante será aplicado em 20 mil voluntários de 18 a 40 anos
Foto: Walterson Rosa / Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde iniciou nesta sexta-feira (16) um estudo para avaliar a efetividade da vacina contra a dengue na população adulta. A pesquisa está sendo realizada em Guaratiba, na zona Oeste do Rio de Janeiro, e envolverá a imunização de 20 mil voluntários, com idades entre 18 e 40 anos e residentes da região, que estão cadastrados em uma das 10 unidades locais de Atenção Primária.
O objetivo do estudo é comparar a incidência de infecção sintomática de dengue entre um grupo vacinado e um grupo não vacinado. Isso permitirá medir a efetividade da vacina na prevenção de casos sintomáticos de dengue causados por qualquer sorotipo.
O estudo, realizado em parceria com a Fiocruz e com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, vai oferecer novas evidências científicas para subsidiar a tomada de decisão na vacinação dos demais públicos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da faixa etária de 4 a 60 anos.
Voluntários
Os voluntários serão acompanhados mensalmente por meio eletrônico, para monitoramento ativo, ao longo dos próximos dois anos. A aplicação da vacina será feita de forma escalonada e os primeiros a serem atendidos serão os usuários elegíveis cadastrados no CMS Mourão Filho, no bairro de Barra de Guaratiba.
A ação se associa ao estudo já desenvolvido na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, desde 3 de janeiro. Também a uma pesquisa nacional de efetividade vacinal, desenvolvida pela Fiocruz Bahia, além de outros estudos em fase de análise pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.