Ministério dos Aeroportos e Anac vão investigar morte do cão Joca

Animal teve uma "parada cardiorrespiratória com causa ainda a ser esclarecida" na última segunda (22)

Por Da Redação
Ás

Ministério dos Aeroportos e Anac vão investigar morte do cão Joca

Foto: Reprodução/Redes sociais

O Ministério dos Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil vão investigar a morte de um cachorro durante uma viagem aérea entre Guarulhos (SP) e Fortaleza (CE), na última segunda-feira (22). Segundo o tutor do animal, o golden retriever embarcou com destino a Sinop (MT), mas foi enviado para a capital cearense após erro do serviço de transporte de animais da companhia aérea Gol.

Com a falha, o trajeto do animal que seria de até 2h30m durou mais de oito horas. Em nota, a empresa aérea assumiu a falha e suspendeu por 30 dias a venda do serviço e o transporte de cães e gatos nos porões de aeronaves.

De acordo com a companhia, a suspensão, que dura de quarta-feira (24) até 23 de maio, servirá para que a companhia se dedique totalmente a concluir a apuração sobre o caso do golden retriever.

Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva (Republicanos), o objetivo das autoridades federais é esclarecer as circunstâncias da morte do cão o quanto antes.

“A gente tá integrado com a Anac e criou um grupo de trabalho interno para averiguar e checar junto às companhias aéreas o quanto antes, para que isso [a morte do cão Joca] seja esclarecido à sociedade brasileira. E, segundo, a gente quer cada vez mais, com todos que defendem essa causa, pensar ao lado da Anac, políticas públicas em defesa da causa animal no Brasil, que é uma defesa de todo o povo brasileiro”, declarou Silvio Costa.

Joca, como o animal era carinhosamente chamado, tinha quatro anos e iria se mudar juntamente com o seu dono para a cidade do interior de Mato Grosso. Por ser um cachorro de 47 kg e de grande porte, não pôde ir embaixo do assento à frente e precisou ser despachado numa caixa adequada, indo no porão junto às malas dos passageiros.

A morte do animal foi constatada por uma veterinária, que indicou que o cachorro teve uma "parada cardiorrespiratória com causa ainda a ser esclarecida".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário