• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, é presença aguardada em sessão da CPI que investiga atuação do MST

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, é presença aguardada em sessão da CPI que investiga atuação do MST

Ele deverá explicar a política de reforma agrária do governo e a atuação do ministério frente à ação do movimento social

Por Da Redação
Ás

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, é presença aguardada em sessão da CPI que investiga atuação do MST

Foto: Reprodução/TV Senado)

Na manhã desta quinta-feira (17), o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, responderá aos questionamentos dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dedicada a investigar as atividades do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).

O ministro será questionado sobre a abordagem do governo liderado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no que tange à reforma agrária, as relações do ministério com o movimento social em questão e as ações tomadas frente às ocupações de terra. Importante ressaltar que a presença do Ministro Fávaro nessa ocasião ocorre mediante convite, não lhe impondo a obrigatoriedade de comparecimento à CPI.

Em pronunciamento na última terça-feira (15), o ministro Fávaro comunicou ao presidente da CPI, o Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), a impossibilidade de participar da reunião em virtude da densa agenda de compromissos assumidos. Contudo, essa declaração não foi bem recebida pelos representantes da oposição no parlamento. Em decorrência disso, o Ministro reconsiderou sua decisão inicial e confirmou sua presença na comissão.

Movimentações nos bastidores visam ampliar representatividade ruralista na CPI

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está ativamente engajado em fortalecer a presença da bancada ruralista no âmbito da CPI. Na quarta-feira (16), Lira se reuniu com o presidente da comissão, o Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), assim como com o líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o Deputado Pedro Lupion (PP-PR). Durante o encontro, o líder ruralista pleiteou uma maior representatividade dos parlamentares ligados ao agronegócio na composição da comissão.

Em contrapartida, informações sugerem que os membros da oposição estão em processo de retirar o foco da CPI sobre o Ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na semana anterior, o próprio Arthur Lira revogou a convocação do Ministro Costa, que estava programado para prestar depoimento diante da comissão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário