Política

Ministro da Defesa diz que respeita carta interamericana em favor da Democracia

Paulo Sérgio discursou na 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas

Por Da Redação
Ás

Ministro da Defesa diz que respeita carta interamericana em favor da Democracia

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, disse nesta terça-feira (26), durante breve discurso na abertura da 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, realizada neste ano em Brasília, que respeita a Carta Democrática Interamericana. O documento determina que a democracia deve ser a forma de governo de todos os países das Américas.

Segundo o texto, todas as nações americanas devem assumir o compromisso de fortalecer o sistema democrático de governo na região. "Da parte do Brasil, manifesto respeito à carta da Organização dos Estados Americanos, OEA, e a carta Democrática Interamericana, e seus valores, princípios e mecanismos", afirmou o ministro brasileiro.

A expectativa é que, após a conferência, os ministros assinem a "Declaração de Brasília". O documento deverá reforçar o apoio à "Carta Democrática Interamericana e seus valores, princípios e mecanismos". A Carta Democrática Interamericana diz em seu artigo de abertura: "Os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la".

No evento, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, o general reformado Lloyd Austin, deve reforçar pedidos para que militares brasileiros respeitem o sistema democrático e eleitoral, segundo a agência de notícias Reuters. Austin deve usar suas falas para ressaltar a necessidade das Forças Armadas não interferirem em situações democráticas, como eleições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.