• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministro da Educação afirma que Enem 2019 foi o “melhor de todos os tempos”
Brasil

Ministro da Educação afirma que Enem 2019 foi o “melhor de todos os tempos”

Exame teve 3,9 milhões de participantes em 2019

Por Da Redação
Ás

Ministro da Educação afirma que Enem 2019 foi o “melhor de todos os tempos”

Foto: Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta sexta-feira (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 foi o ‘melhor de todos os tempos’. Ele estava junto do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, e concedeu entrevista coletiva para divulgar o resultado dos alunos no exame.

"Está tudo mostrando que foi o melhor Enem de todos os tempos. Mostrando que gestão e eficiência e respeito ao dinheiro público são marcas do governo Bolsonaro. Resumidamente, estou muito satisfeito", disse Weintraub, que enfatizou como sucesso o fato de não ter havido polêmicas relacionadas ao Enem. "Não teve polêmica, foi tudo muito aceito. A gente não teve problema operacional nenhum a cargo do MEC [Ministério da Educação]. A única coisa que houve, pontualmente, foi uma tentativa de sabotagem, uma pessoal que já está com a Polícia Federal. Então não prejudicou nada", disse.

Horas depois, Weintraub se pronunciou após diversos grupos de candidatos e candidatas do Enem terem reportado problemas na contagem dos pontos de suas provas. De acordo com o grupo, apesar do número elevado de questões certas, as suas pontuações teriam sido muito abaixo do normal.

As notas individuais do Enem 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira pelo Inep e podem ser acessadas na Página do Participante e pelo aplicativo do Enem, por meio do número de CPF cadastrado e da senha.

Ainda na coletiva, o presidente do Inep apresentou os número gerais da prova. As médias gerais foram 523,1 para matemática e suas tecnologias; 520,9 para linguagens, códigos e suas tecnologias; 508 para ciências humanas e suas tecnologias; e 477,8 para ciências da natureza e suas tecnologias.

Dos 5.095.308 de inscritos, 1.160.151 não compareceram às provas, o equivalente 22,77% dos inscritos. Destes, 67,28% tiveram direito à isenção da taxa de inscrição. O ministério vai realizar, em 2020, uma versão digital do Enem.  A aplicação acontecerá será opcional e a estimativa inicial é de 50 mil participantes, podendo chegar aos 100 mil. As provas ocorrerão nos dias 11 e 18 de outubro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário