• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministro da Saúde afirma que 'expectativa' é restabelecer ConecteSus até terça-feira (14)
Política

Ministro da Saúde afirma que 'expectativa' é restabelecer ConecteSus até terça-feira (14)

Pasta informou que os registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foram recuperados sem perda de informações

Por Da Redação
Ás

Ministro da Saúde afirma que 'expectativa' é restabelecer ConecteSus até terça-feira (14)

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, neste domingo (12), à TV Globo que a "expectativa" é restabelecer o ConectSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – até a próxima terça-feira (14).

"Acredito que até terça-feira, né? Pelo menos essa é a expectativa nossa", disse Queiroga ao ser questionado sobre o retorno da plataforma. Queiroga participou do Congresso Brasileiro de Urologia, em Brasília.

Na madrugada de sexta-feira (10), os sistemas do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers. Com isso, o ConectSUS ficou indisponível. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

No último domingo, a pasta informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações, mas não informou qual seria a data para restabelecimento dos sistemas.

O ministro disse que os hackers que invadiram e derrubaram os sistemas do Ministério da Saúde devem ser responsabilizados. "São pessoas criminosas e que precisam ser responsabilizadas por isso. [Caso] já está na Polícia Federal pra que se tome as providências cabíeis assim que se identificar [os responsáveis]", ressaltou.

Queiroga disse ainda, que o ministério trabalha para tornar o sistema mais seguro, mas que não existe segurança total. "Nós já sabemos que não houve perda de dados. Estamos trabalhando pra cada vez esse sistema ser mais seguro, [mas] não existe segurança total, porque essa gente toda hora arruma uma forma de burlar a segurança dos sistemas", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.