• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministros do STF repercutem indicação de Zanin por Lula para vaga no Supremo
Brasil

Ministros do STF repercutem indicação de Zanin por Lula para vaga no Supremo

Lula confirmou nome de advogado nesta quinta (01)

Por Da Redação
Ás

Ministros do STF repercutem indicação de Zanin por Lula para vaga no Supremo

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF | Carlos Moura/SCO/STF | Tânia Rêgo/Agência Brasil | Felipe Sampaio/SCO/STF | Ravena Rosa/Agência Brasil

A confirmação feita pelo presidente Lula de que indicará o advogado Cristiano Zanin para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF) repercutiu entre os ministros da corte nesta quinta-feira (1º).

Zanin, que foi advogado pessoal de Lula durante a operação Lava Jato, teve sua indicação ao Supremo recebida com reações diversas, incluindo críticas de oposicionistas, como o senador Sergio Moro (União-SP), ex-juiz responsável pelo julgamento de Lula em primeira instância. A sentença foi posteriormente anulada pelo STF.

Antes do início da sessão do STF, o ministro Luiz Fux, abordado por jornalistas, classificou a escolha de Zanin como "ótima", expressando sua aprovação em relação à indicação feita pelo presidente da República.

Por sua vez, o ministro André Mendonça, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, desejou "sucesso" ao advogado no caminho que ele terá que percorrer no Senado para ser aprovado. Mendonça afirmou acreditar que Zanin possui os requisitos necessários para assumir a vaga no STF.

"Quero desejar sucesso na trajetória no Senado. Entendo que é uma prerrogativa do presidente da República. Cabe ao Senado avaliar os critérios, os requisitos, que, a princípio, eu entendo que ele tem", declarou Mendonça.

Gilmar Mendes, ministro com mais tempo de atuação no STF, classificou a indicação como "positiva" e afirmou que Zanin é uma pessoa qualificada, destacando sua integração futura ao tribunal.

Nunes Marques, outro ministro indicado por Jair Bolsonaro, também considerou a escolha de Zanin como "ótima", demonstrando apoio à indicação feita pelo presidente Lula.

A indicação de Cristiano Zanin para o STF ainda precisa ser aprovada pelo Senado, que avaliará os critérios e requisitos do advogado antes de sua possível posse na corte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário