• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministros nomeados por presidentes filiados ao PT ficarão no comando do STF por 15 anos
Brasil

Ministros nomeados por presidentes filiados ao PT ficarão no comando do STF por 15 anos

Predominância de indicados do PT é consequência dos oito anos do governo Lula e dos seis de Dilma

Por Da Redação
Ás

Ministros nomeados por presidentes filiados ao PT ficarão no comando do STF por 15 anos

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ministros nomeados por presidentes filiados ao PT ficarão no comando do STF (Supremo Tribunal Federal) por 15 anos seguidos. Desde 2010, quando Cezar Peluso assumiu a presidência da Corte, o STF é comandado por ministros escolhidos por petistas.

A predominância de indicados do PT na presidência do STF é consequência dos oito anos do governo Lula e dos seis de Dilma. Por coincidência, durante esse período, muitos ministros se aposentaram, abrindo vagas para novos ocupantes do tribunal.

Lula indicou oito ministros, sendo que cinco deles não estão mais no tribunal. Foi o presidente que mais nomeou integrantes para a Corte na democracia.

Getúlio Vargas nomeou 21 ministros do Supremo. Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto escolheram 15 cada um. Castelo Branco indicou oito e João Figueiredo, nove. Os tempos, entretanto, eram de ruptura institucional ou ditadura.

Proporcionalmente, Bolsonaro não teve a mesma sorte. Em quatro anos de mandato, escolheu dois ministros do STF: Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

O presidente eleito em outubro deste ano também terá dois ministros para escolher nos quatro anos que estiver no poder. Rosa Weber e Ricardo Lewandowski se aposentam no ano que vem.

Escolher ministros para o STF não significa necessariamente ter um aliado na mais alta corte do país. Exemplo disso é Joaquim Barbosa, que foi sorteado relator do mensalão e, no julgamento de 2012, conduziu a condenação de petistas ligados a Lula, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Barbosa foi quem mais votou contra os réus da ação penal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.