Moedas de ouro datadas de mais de 2 mil anos são encontradas no País de Gales
Artefatos arqueológicos foram declaradas tesouro e devem ser expostos em museu do país
Foto: Museu Amgueddfa Cymru/Museum Wale
Moedas de ouro datadas de mais de dois mil anos foram encontradas na ilha galesa de Anglesey, no País de Gales, localizado a sudoeste da Grã-Bretanha. As relíquias foram descobertas por três detectores de metais em um campo entre julho de 2021 e março de 2022.
No total, foram 15 moedas declaradas como tesouro. Impressas entre 60 a.C. e 20 a.C., elas pertenciam ao grupo Corieltavi, que na época habitava a área geográfica que hoje é o East Midlands da Inglaterra, de acordo com um comunicado de imprensa do National Museum Wales.
Lloyd Roberts, que disse ser um detectorista de metais há 14 anos, encontrou a primeira moeda. “Encontrar ouro sempre foi o número um na minha lista de desejos”, disse ele no comunicado, acrescentando: “Aquela moeda sozinha teria feito o meu ano”.
As moedas provavelmente não eram usadas para transações cotidianas, exceto potencialmente para algumas compras de alto valor, de acordo com o comunicado. Em vez disso, acredita-se que elas tenham sido usadas como presentes entre as elites para garantir alianças ou mostrar lealdade.
Ainda com destino incerto, espera-se que as moedas sejam compradas e, posteriormente, expostas no museu galês Oriel Môn.