Moro é acusado de plágio em artigo publicado e diz que responsabilidade é da coautora
Advogado e responsável pelo texto plagiado vai "avaliar possíveis medidas judiciais"
Foto: Reprodução
O ex-ministro da Justiça Sergio Moro é acusado por um advogado de ter publicado um artigo, que realizou com uma estudante de mestrado, com trechos idênticos aos de texto publicado meses antes por outro profissional, em um site especializado em notícias jurídicas. Por outro lado, Moro diz que aluna que foi responsável pela cópia.
O artigo de Moro e da advogada Beathyrs Ricci Emerich, que é mestranda, trata sobre a lavagem de dinheiro do crime por meio do pagamento a advogados. E o os trechos utilizados no artigo dos dois foram retirados de um texto publicado em 1º de setembro de 2019 e fala sobre o "aviltamento do livre exercício da advocacia em tempos de crise", que tem como autor o advogado Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos.
Segundo o Metropoles, o ex-juiz admitiu que havia trechos copiados sem a devida citação do autor, mas que a responsabilidade era da coautora, que foi orientada por ele. Após questionamentos do site, o artigo foi retirado dos arquivos da Unicuritiba, faculdade onde a mestranda estuda. " A redação é basicamente do orientado", afirmou Moro, que também assina o texto, como é comum quando há produção compartilhada.
O advogado que teve o trabalho plagiado, Marcelo Augusto, informou que já avalia possíveis medidas judiciais, já que cópia sem citação de obra intelectual é crime.
"Eu fico honrado de ser citado por um jurista como Moro, mas não esperava não ser creditado por isso, disse e continuou "mas, esperaria no mínimo uma retratação dos autores, um reconhecimento", concluiu.