Morre aos 88 anos a cineasta Suzana Amaral
Suzano dirigiu o filme A Hora da Estrela (1985), baseado no livro de Clarice Lispector

Foto: Reprodução/Youtube
A roteirista e cineasta Suzana Amaral morreu aos 88 anos na tarde desta quinta-feira (25), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em consequência de problemas respiratórios. A informação foi divulgada pelo educador Paulo Portela, um amigo da família. O local do velório e o horário da cerimônia fúnebre ainda não foram divulgados. Ela era budista.
Suzana foi uma das maiores cineastas do Brasil, a diretora que conseguiu transpor para o cinema obras literárias de extrema complexidade, como A Hora da Estrela (1985), baseado no livro de Clarice Lispector, que garantiu à atriz Marcélia Cartxo o prêmio de melhor interpretação no Festival de Berlim de 1986.
Ela também adaptou obras contemporâneas consideradas "intransponíveis', como Hotel Atlântico (2009), sobre um homem angustiado rodeado pela presença da morte desde que testemunha o transporte de um cadáver num hotel. A diretora ainda recorreria à grande literatura brasileira para filmar Uma vida em segredo, em 2001, baseada na obra homônima de Autran Dourado.