Morre historiador e membro da Academia Brasileira de Letras, José Murilo de Carvalho
Ele faleceu neste domingo (13), aos 83 anos
José Murilo de Carvalho, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), faleceu aos 83 anos de idade devido a complicações da covid-19. Ele estava hospitalizado no Hospital Samaritano. O velório acontecerá na ABL na manhã de segunda-feira, 14, e o sepultamento está marcado para o Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
Considerado um dos maiores historiadores do país, Carvalho teve papel importante no estudo de como a escravidão, do colonialismo, da formação do Império e da República e da relação dos militares com o poder refletem no Brasil atual.
José Murilo de Carvalho nasceu em Andrelândia (MG), cerca de 150 quilômetros de Juiz de Fora. Ele era bacharel em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e obteve o título de mestre em Ciência Política pela Universidade de Stanford (EUA). Sua dissertação de mestrado abordou o Império Brasileiro.
O professor deu aula em várias universidades do mundo como Oxford (Reino Unido), Leiden (Holanda), Stanford (EUA), Notre Dame (França) e na Fundação Ortega y Gasset (Espanha), além de também ser professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Eleito membro da ABL em 2004, José Murilo de Carvalho sucedeu a escritora Rachel de Queiroz na cadeira nº 5. Com um total de 19 livros publicados, ele é conhecido por obras como "A Cidadania no Brasil" e "Os Bestializados".