Cultura

Morre o músico João Donato aos 87 anos no Rio de Janeiro

Donato estava internado na Zona Sul do Rio, e a causa de sua morte foi pneumonia

Por Da Redação
Ás

Morre o músico João Donato aos 87 anos no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

O cantor e compositor João Donato faleceu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. A família do músico confirmou a informação.

Donato estava internado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, e a causa de sua morte foi pneumonia. O renomado compositor sofria de problemas pulmonares e cardíacos, além de estar enfrentando um quadro de sepse há algumas semanas, tendo sido intubado.

"As redes sociais dele anunciaram: 'Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias'. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo."

O velório do músico está previsto para ocorrer nesta terça-feira (18) no Theatro Municipal do Rio, em horário a ser confirmado. Em seguida, o corpo será cremado no Memorial do Carmo.

Carreira de sucesso

João Donato construiu uma carreira brilhante ao longo de 74 anos. Em 2021, ele lançou o álbum "Síntese do lance" em parceria com Jards Macalé, com faixas inéditas. A capa do disco, estampando a irreverência da dupla, mostrava os artistas sem camisa, como se estivessem nus, com plantas à frente.

Donato é considerado um precursor da Bossa Nova pelos próprios artistas do movimento. O compositor Marcos Valle conta que Tom Jobim, também pianista e mestre de todos, afirmava que Donato era seu professor.

Ao longo de sua carreira, João Donato colaborou com renomados artistas, como Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery. Seu irmão, Lysias Enio, foi seu letrista mais frequente.

Entre suas composições mais conhecidas estão "A paz", em parceria com Gilberto Gil, "A rã", com Caetano Veloso, e "Simples carinho", com Abel Silva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.