Mourão aponta polarização, mas garante que eleições serão pacíficas em 2022
Em Nova York, vice também defendeu solução diplomática para guerra na Ucrânia
Foto: Reprodução/ONU News
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), disse nesta quinta-feira (21), durante entrevista à ONU News, que as eleições no Brasil serão pacíficas e o vencedor será empossado “sem maiores problemas”. Na ocasião, ele também apontou a polarização eleitoral entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"É óbvio que é um momento de polarização eleitoral entre o presidente Bolsonaro, que é o candidato à reeleição, e o candidato da oposição que é o ex-presidente Lula. Há pressões de parte a parte, mas a minha visão muito clara é que nós chegaremos a outubro, no mês das eleições, sem maiores problemas, sem maiores confusões, e aquele que a população brasileira sufragar, eleger, irá tomar posse no dia primeiro de janeiro, sem maiores problemas”, disse Mourão.
Ainda na entrevista, em Nova York, ele também afirmou que o país condena a guerra na Ucrânia e defendeu uma solução diplomática. “O Brasil desde o primeiro momento esteve alinhado com o posicionamento das Nações Unidas em relação a esse conflito. Exatamente dentro daquilo que prevê a nossa Constituição, do respeito à soberania, à integridade da nação, à autodeterminação do povo ucraniano, uma busca de uma solução pacífica para essa disputa entre os dois países”, disse o vice-presidente.
“E, óbvio, existem sanções que foram aplicadas na Rússia e que na minha visão não estão surtindo o efeito necessário. Então, eu acho que é mais importante do que nunca que a gente use os instrumentos da diplomacia no sentido de parar essa guerra, que está causando tanto dano à Ucrânia e também à Rússia com muita gente morrendo, e não é necessário morrer gente”, completou.