MP que trata a regularização fundiária deve derrubar preços, segundo Bolsonaro
A carne bovina ainda não é um dos produtos confirmados

Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (10), que os preços de produtos devem cair “brevemente” devido a edição da Medida Provisória (MP) que trata a regularização fundiária. “Alguns produtos que subiram de preço brevemente começarão a voltar para a normalidade tendo em vista a produção que essa MP estimulará”, disse.
Não foi confirmado pelo presidente se a carne bovina será um dos produtos que terá o preço reduzido. De acordo com dados da Escola de Agricultura da Universidade de São Paulo (USP), entre 31 de outubro e o final de novembro, o preço real da carne aumentou em 35,3% em São Paulo.
Um dos motivos desse acontecimento é a recuperação da demanda interna, secas prolongadas, grandes volumes de exportações para China e alta do dólar que impactaram diretamente os produtos brasileiros e os tornou ainda mais competitivo no mercado internacional.
Bolsonaro disse que a MP é uma continuação da obra do ex-presidente Médici, que governou o Brasil de 1969 a 1974, um dos períodos mais duros da ditadura militar. E afirma que a MP deve beneficiar cerca de 300 mil famílias, já que segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, os terrenos regularizados devem ter média de 80 hectares.