Brasil

MPF apura atuação do governo Bolsonaro na área ambiental

Três inquéritos foram abertos por determinação do procurador da República Felipe Braga

Por Da Redação
Ás

MPF apura atuação do governo Bolsonaro na área ambiental

Foto: Getty Images

A Procuradoria da República do Distrito Federal determinou, nesta quarta-feira (4), a abertura de três inquéritos civis para apurar atos do governo Jair Bolsonaro (sem partido) na área ambiental. De acordo com o órgão, as investigações vão analisar se os atos podem caracterizar, por exemplo, improbidade administrativa.Os inquéritos foram abertos por determinação do procurador da República Felipe Braga.

Serão apurados:

-militarização de cargos de chefia no âmbito do Ibama e mudanças de regramento em prejuízo à sua função institucional.
-divulgação pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência de dados supostamente divergentes relacionados às queimadas no Brasil nos últimos 10 anos.
-o aumento do número de agrotóxicos liberados nos anos de 2019 e 2020.

Dados do Ministério da Agricultura apontam que o governo liberou 493 agrotóxicos no ano passado, o maior número dos últimos 20 anos. A gestão de Ricardo Salles à frente da pasta foi marcada pela nomeação de policiais militares para cargos comissionados, diretorias da sede do Ibama e também superintendências. Ele deixou o governo em junho, pressionado por duas investigações que envolvem a sua suposta participação em esquema de madeira ilegal na Amazônia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário