MPF denuncia Allan Santos por intimidação ao ministro Barroso
Crime ocorreu em 24 de novembro de 2020, em um vídeo intitulado 'Barroso é Um Miliciano Digital'
Foto: Alessandro Dantas/Agência Senado
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o youtuber Allan dos Santos por crime de ameaça e incitação ao crime de tal conduta contra o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Allan utilizou o seu canal no YouTube, o Terça Livre, para intimidar o magistrado, com proposta de enfretá-lo pessoalmente.
Para o MPF, o caso superou os limites do razoável na livre expressão de pensamento e opinião a vítima com a promessa de mal injusto. A denúncia foi oferecida nessa terça-feira (17).
O crime aconteceu em 24 de novembro do ano passado. No vídeo intitulado "Barroso é Um Miliciano Digital", no qual Allan profere palavras de ódio e baixo calão: "Tira o digital, se você tem culhão! Tira a p**** do digital, e cresce! Dá nome aos bois! De uma vez por todas Barroso, vira homem! Tira a p**** do digital! E bota só terrorista! Pra você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa p****!".
A denúncia aponta que as declarações de Allan “estão excluídas do âmbito de cobertura da liberdade de expressão, porquanto configuram proibições expressas dispostas no direito internacional dos direitos humanos”.