MPF denuncia Romero Jucá e Valdir Raupp por corrupção e lavagem de dinheiro
Crimes teriam ocorrido entre os anos de 2008 e 2010
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) do Paraná ofereceu denúncia contra os ex-senadores do MDB Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO) no âmbito da Lava Jato, sob a acusação de lavagem de dinheiro e corrupção na Transpetro, subsidiária na Petrobras.
Os ex-parlamentares já haviam sido denunciados em 2017 pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos mesmos crimes, mas os processos foram enviados à primeira instância por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. O caso tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba.
Também foram denunciados o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado; os executivos da NM Engenharia, Luiz Maramaldo e Nelson Maramaldo; e o ex-executivo da Odebrecht, Fernando Reis. De acordo com a denúncia, todos estariam envolvidos em um esquema de pagamento de propina mediante doações de campanha em troca de favorecimento ilegal em licitações com a Transpetro. Os ilícitos teriam ocorrido entre 2008 e 2010 e também em 2012.
Ainda de acordo com a denúncia, os executivos da NM Engenharia e da Odebrecht Ambiental pagavam propina aos políticos para que mantivessem Sergio Machado no comando da Transpetro, em troca de contratos com a subsidiária da Petrobras.