• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MPF e MAB vão recorrer da absolvição da Samarco por rompimento de barragem em Mariana
Brasil

MPF e MAB vão recorrer da absolvição da Samarco por rompimento de barragem em Mariana

Empresas Vale, VogBR e BHP Billiton também foram inocentadas

Por Da Redação
Ás

MPF e MAB vão recorrer da absolvição da Samarco por rompimento de barragem em Mariana

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Polícia Militar (MPF) e o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) vão recorrer da decisão da Justiça Federal que absolveu a Samarco pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 2015. 

O MPF afirmou que irá contestar a decisão, já o MAB manifestou indignação diante da absolvição de todos os réus da ação que julgava as responsabilidades criminais pelo episódio, e avaliou se tratar de uma afronta a todos os que perderam seus entes queridos.

"Diante de inúmeros indícios da ciência que as empresas criminosas tinham sobre o risco de rompimento da estrutura e a negligência com que trataram o caso - utilizando-se inclusive de laudo ambiental falso - é um disparate o entendimento de que não há nexo causal entre o crime e os indiciados", registra nota de repúdio divulgada pela entidade.

No caso, foram absolvidas as empresas Samarco, Vale, VogBR e BHP Billiton, além de 7 pessoas, sendo elas diretores, gerentes e técnicos, incluindo Ricardo Vescovi, presidente da Samarco.

A decisão foi publicada às 2h27 dessa quinta-feira (14), pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região, de Ponte Nova, na Região da Zona da Mata. A justificativa da absolvição foi com base na "ausência de provas suficientes para estabelecer a responsabilidade criminal" direta e individual de cada réu envolvido no caso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário