Multas à Vale serão revertidas em obras em parques nacionais
A decisão foi tomada após um acordo entre a mineradora e o Ibama
![Multas à Vale serão revertidas em obras em parques nacionais](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/35511/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=3a387a193f3c6b762546cb3644fb93ab)
Foto: Agência Brasil
As multas direcionadas à empresa Vale, responsável pelo rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, que provocou a morte de 270 pessoas, serão convertidas em obras de infraestrutura em sete parques nacionais localizados em Minas Gerais e em obras de saneamento básico e limpeza pública. As informações foram anunciadas nesta segunda-feira (6), pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Os parques que receberão as obras são: Caparaó, Grande Sertão Veredas, Caverna do Peruaçu, Sempre-Vivas, Serra do Gandarela, Serra da Canastra e Serra do Cipó. Juntas, as localidades somam mais de 705 mil hectares.
A decisão foi tomada após a assinatura de um acordo entre a mineradora e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo, o valor da multa soma R$ 250 milhões e a empresa terá um prazo de três anos para a execução dos recursos, a contar da data de aprovação dos projetos.
Além disso, a Vale terá que apresentar relatórios com dados sobre prestação de contas, andamento das obras e a execução financeira. Os serviços serão acompanhados por agentes do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).