Município de Ilhéus recebe a primeira ponte estaiada da Bahia
A inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira (1).
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O município de Ilhéus recebeu a primeira ponte estaiada, suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, na manhã desta quarta-feira (1). O governador Rui Costa foi ao município e fez uma última vistoria antes da abertura oficial da Ponte Ilhéus-Pontal.
O trânsito no local será liberado ainda hoje. O nome oficial da estrutura, que será decidido pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), poderá ser Ponte Jorge Amado, em homenagem ao escritor baiano que nasceu na região. Além dos 533 metros de extensão, a ponte conta com 25 metros de largura e abrange um sistema viário com 2,7 quilômetros e acessos ao Centro e ao Litoral Sul, dotado de quatro pistas de rolamento para veículos, uma ciclofaixa e ainda faixa para pedestres.
Por conta da obra, houve duplicação da BA-001A, em Ilhéus, até o entroncamento da BR-251. O objetivo da intervenção foi dar mais fluidez ao fluxo de motoristas na rodovia. Os serviços seguem em andamento na Orla Sul da cidade e contam com recursos da ordem de R$ 11 milhões.