Mutirão online de renegociação de dívidas com bancos e financeiras começa hoje (1º)
A campanha segue até o dia 31 de março
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons do Brasil, começa nesta quarta-feira (1º). Atualmente, existem 70,1 milhões de inadimplentes em todo o país.
A partir da ação podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades durante o mês de março, exceto aquelas em que algum bem foi dado em garantia. A campanha segue até o dia 31 de março.
O mutirão é realizado logo após o Brasil registrar recorde no número de inadimplentes, com mais de 70 milhões de pessoas nessa condição em janeiro de 2023, com base em um estudo inédito da Serasa Experian, divulgado na última segunda-feira (27), em Brasília. Em janeiro de 2018, o país contabilizava 59,3 milhões de brasileiros inadimplentes.
Além disso, também foi verificada uma elevação no valor das dívidas, de acordo com a Serasa Experian: cada inadimplente deve, em média, R$ 4.612,30. Em janeiro de 2018, era R$ 3.926,40, houve uma evolução de 19% no período.