• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Na volta do futebol, Bahia goleia Náutico e adversário das quartas da Copa do Nordeste pode ser Botafogo-PB
Esportes

Na volta do futebol, Bahia goleia Náutico e adversário das quartas da Copa do Nordeste pode ser Botafogo-PB

Tricolor tem ótima atuação e não tem trabalho para vencer Timbu

Por Da Redação
Ás

Na volta do futebol, Bahia goleia Náutico e adversário das quartas da Copa do Nordeste pode ser Botafogo-PB

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Na volta do futebol após quatro meses, o Bahia goleou o Náutico por 4 a 1, no estádio de Pituaçu, na noite desta quarta-feira (22), em confronto válido pela 8ª rodada da Copa do Nordeste. Com o resultado, o Tricolor encerrou a primeira fase na vice-liderança do Grupo A, com 17 pontos, perdendo no saldo de gols para o Fortaleza. O adversário nas quartas de final da "Lampions League" pode ser o Botafogo-PB.

Melhor desde os minutos inciais, mantendo mais posse de bola e presença no campo de ataque, o Bahia não demorou para abrir o placar.

Logo aos 3 minutos, Élber dominou a bola pingando de fora da área e em um chute lindo colocou a bola no ângulo. Golaço para coroar em grande estilo a volta do futebol para o Tricolor.

Com o jogo controlado, e com rápida transição entre defesa e ataque, o Tricolor viu as chances de aumentar o placar surgirem naturalmente.

Aos 13 minutos, Gilberto teve a chance de ampliar o placar, quando após bela jogada de Flávio pela esquerda, e após cruzamento na área, Gilberto desviou próximo ao gol do Timbu.

O Bahia soube explorar bem os espaços surgidos na frágil defesa do Náutico. O lado esquerdo, inclusive, foi um dos mais tentados pelo Esquadrão para criar novas oportunidades de perigo.

Apesar de estar muito bem postada no setor defensivo, a defesa tricolor também cometeu um erro, que quase custou o empate. Aos 17 minutos, em cobrança de falta ensaiada, Erick recebeu passe livre dentro da área, e finalizou errado, mas com perigo, pelo lado de fora.

Mas apesar do lance de perigo, a organização do Bahia que já se via antes da paralisação, voltou a surgir com uma característica importante: a pressão na saída de bola. Foi desta forma que conseguiu ampliar o placar.

Aos 26 minutos, Flávio pressionou a defesa do Náutico, conseguiu recuperar a posse de bola, trocou passes com Rodriguinho, entrou na área e só serviu o meia, que teve tempo de ajeitar e bater de canhota, para aumentar a vantagem, e anotar o primeiro gol pelo Tricolor. O que garantiu uma boa vantagem na primeira etapa.

Na volta para o intervalo, se esperou uma postura diferente do Timbu, já que o time era eliminado com revés parcial, porém, não abusando de um erro de arbitragem.

Antes de um minuto de partida, Jorge Henrique receberia passe dentro da área e buscou contato com Flávio, ao cair, o juiz apontou para marca do pênalti, de forma equivocada, já que o atacante do Timbu nitidamente se jogou. Kieza, que não tem nada a ver com isso, só deslocou Anderson, para diminuir contra o ex-clube,

Apesar de ter diminuído o placar, nada mudou no panorama da partida. O Bahia seguiu com amplo domínio, controlando bem os avanços defensivos do Náutico, pressionando o time pernambucano na defesa e com velocidade na transição entre defesa e ataque. Não atoa, o Tricolor logo aumentou a vantagem.

Aos 12 minutos, em descida rápida de contra-ataque, Élber acionou Juninho Capixaba na esquerda, que fez cruzamento preciso para Fernandão fechar no segundo pau e só escorar para o gol. Gol essencial para o Bahia, e também para o atacante, que não marcava desde novembro do ano passado.

Uma característica importante do Bahia, que deve ser exaltada neste início de temporada, é o fato do time sempre buscar o ataque, apesar de já está com placar confortável. Foi dessa forma que conseguiu transformar o placar em goleada.

Aos 31 minutos, Nino Paraíba, usando a velocidade, que é uma das principais qualidade, arrancou do meio campo, deixou o defensor no chão, avançou, avançou até soltar uma bomba no alto para estufar as redes do goleiro Jefferson. Resultado que corou a ótima atuação do Tricolor ao longo da partida, especialmente na segunda etapa.

Clayson quase marcou o quinto aos 35, após bom chute de fora da área e Jefferson espalmou para escanteio, no que foi a última oportunidade perigosa da segunda etapa.

Atuação do Bahia na partida

O futebol voltou, porém nada mudou na equipe de Roger Machado. O Bahia segue como um time muito bem compactado defensivamente, que sabe o que fazer com a bola quando a recupera, explora as duas laterais do campo, tem sempre o apoio dos pontas para auxiliar na marcação, e costuma ser letal nos contra-ataques em velocidade. Enfim, tem tudo para fazer uma grande temporada 2020, caso mantenha o ritmo. Resta aguardar para ver se o ritmo irá se manter.

A partida desta noite serviu para dar uma dor de cabeça para o técnico Roger Machado. O meia Rodriguinho aparentemente chegou para ficar e não sair mais do time titular. Distribuindo bons passes, pisando sempre na área para finalizar e importante na marcação, o meia corou a boa atuação com o primeiro gol marcado com a camisa Tricolor. Se continuar, assim, o lugar entre os onze é certo.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário