‘Não acredito’, diz Claudio Tinoco sobre promessa de Jerônimo para ponte Salvador-Itaparica
Em entrevista, vereador também cobra transparência em relação ao VLT
Foto: Divulgação/CMS
O vereador Claudio Tinoco (União Brasil) afirmou na quarta-feira (13), em entrevista ao Farol da Bahia, não acreditar na promessa do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), de que dará passos significativos para a construção da ponte Salvador-Itaparica ocorrerem nos próximos meses. Segundo ele, o processo de sondagem é demorado e a gestão atual não deve apresentar nada de concreto até o final do ano.
"Eu não acredito em passos significativos nos próximos meses, assim como acredito que a maioria dos baianos que acompanham essa novela há 14 anos também não acredita. O que vimos nesta semana foi ele [Jerônimo] apresentar um grupo de chineses que faz parte da diretoria das empresas responsáveis pela construção da ponte fazendo uma visita de observação. Nós não vimos nada de concreto”, afirmou o vereador.
“Além disso, essa visita apenas prenuncia o início das sondagens que devem ocorrer até o final deste ano. Uma vez que as sondagens comecem, levarão 10 meses para serem concluídas. Portanto, não vai iniciar nada até o final do ano”, completou.
VLT do subúrbio
No final do mês passado, Tinoco protocolou ofícios tanto no Ministério Público da Bahia (MP-BA) quanto no Tribunal de Contas do Estado (TCE), solicitando um acompanhamento mais rigoroso dos novos desdobramentos do Veículo Leve de Transporte (VLT) do subúrbio.
Em 16 de agosto, o Estado optou por romper o contrato com a Skyrail, a empresa responsável pela implantação do transporte, anunciando uma nova licitação. Durante a entrevista, o vereador ressaltou a ausência de informações oficiais relacionadas a esses novos passos.
“Não temos novidades. O prazo dado pelo governador da Bahia para anunciar uma nova licitação após o cancelamento do contrato com a empresa Skyrail era de 20 dias. Jerônimo afirmou que provavelmente até o final de agosto a nova licitação seria publicada. No entanto, já estamos em setembro, e até agora nada foi apresentado”, afirmou o vereador.
“Existem notícias que nos fazem acreditar que ainda não há um projeto definitivo. Soube, através da imprensa, que técnicos do governo do Estado estão considerando a possibilidade de adquirir os trens na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Esses equipamentos foram destinados para a construção de um VLT naquela cidade há dez anos. Estamos buscando informações sobre as condições desses equipamentos. É lamentável que ainda não tenhamos notícias oficiais até agora”, concluiu.