"Não quero escolher um juiz para mim, o juiz é para a nação", diz Lula sobre indicações ao STF
Sobre possível indicação de Cristiano Zanin a uma vaga na Corte, o presidente afirmou que "todo mundo compreenderia"
Foto: Reprodução/YouTube
Durante entrevista concedida nesta quinta-feira (2), ao jornalista da BandNews FM, Reinaldo Azevedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre as indicações que fará no período do seu mandato para vagas no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula terá duas indicações à corte, caso um dos ocupantes antecipe sua aposentadoria o presidente fará uma terceira indicação.
"Tenho que escolher dois e possivelmente três indicados, se houver a antecipação da saída de algum ministro. Mas o meu critério sempre será o mesmo, ter notório saber jurídico. Não quero escolher um juiz para mim, o juiz é para a nação", afirmou Lula
Ao ser questionado se indicaria o advogado Cristiano Zanin, responsável por sua defesa durante a Lava Jato, a uma vaga na corte, Lula disse que "todo mundo compreenderia" a indicação.
"Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente cresceu de forma extraordinária, é meu amigo, é meu companheiro, como outros são meus companheiros, mas nunca indiquei por conta disso", afirmou em entrevista na BandNews FM.