‘Não quero me meter na guerra, quero acabar com a fome’, dispara Lula
Para presidente, Brasil precisa se tornar autossuficiente na produção de fertilizantes
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (27), durante discurso no lançamento do Plano Safra, no Palácio do Planalto, que não deseja se envolver na guerra entre Ucrânia e Rússia, mas sim combater a fome no Brasil. Essa declaração foi feita em frente a uma plateia de agricultores, enquanto Lula abordava a importância de o Brasil se tornar autossuficiente na produção de fertilizantes, uma vez que a maior parte é atualmente importada da Rússia.
“Não quero me meter na guerra entre Ucrânia e Rússia, quero acabar com a fome em nosso país. Já fizemos isso antes e faremos novamente. Estou trabalhando em conjunto com outros líderes para buscar a paz. Além disso, temos o desafio da produção de fertilizantes em nosso país”, disse Lula.
“Um país com a riqueza agrícola do Brasil não deveria depender de fertilizantes de outras nações. Precisamos ter a capacidade, competência e vontade política de nos tornarmos autossuficientes, inclusive na produção de nitrogenados", completou.