Nasa capta fumaça de incêndios sobre o Brasil vista do espaço
Devido à seca, o país vem sofrendo com a alta de queimadas
Foto: DSCVR/Nasa
Imagens capturadas pelo satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), da Nasa, mostram que a fumaça dos incêndios que atingem o Brasil e outros países da América do Sul é visível do espaço, a mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra.
As fotos, divulgadas no domingo (15), revelam uma fumaça acumulada no noroeste do país, que se transforma em uma coluna que desce até o litoral de São Paulo e avança sobre o Oceano Atlântico.
Lançado em 2015, o satélite foi projetado para monitorar tanto o clima espacial quanto o ambiente da Terra. Localizado no ponto de Lagrange 1 (L1), a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, entre o nosso planeta e o Sol, o DSCOVR oferece uma perspectiva única para observar a interação entre o Sol e a Terra. Esse ponto está em equilíbrio gravitacional, permitindo que o satélite mantenha uma posição estável para observações contínuas.
Devido à seca, o Brasil vem sofrendo com a alta de queimadas. No primeiro semestre deste ano, a Amazônica também teve o número mais alto de focos de fogo e tem visto rios atingirem os níveis mais baixos da história.