Nasa desenvolve foguete gigante para levar astronautas à Lua e a Marte
Desde 1960, este é o veículo mais poderoso já construído e tem a sua estreia programada para o final de 2021

Foto: Reprodução/G1
Um enorme foguete chamado Sistema de Lançamento Espacial (SLS), está sendo desenvolvido pela Nasa para levar astronautas à Lua e a Marte. Desde 1960, este é o veículo mais poderoso já construído e tem a sua estreia programada para o final de 2021.
A Nasa pretende levar um homem e uma mulher à superfície lunar ainda nesta década. Sendo o primeiro pouso com humanos na superfície do satélite natural desde a ida de Apollo 17, em 1972.
Os astronautas têm feito viagens de rotina para a Estação Espacial Internacional (ISS), nos últimos 20 anos. A lua está quase mil vezes mais longe do que a ISS, para chegar lá, seria preciso um foguete muito mais poderoso.
O SLS é o equivalente moderno do Saturno V, e possuí tecnologia do ônibus espacial. Ele é dividido por segmentos, ou estágios, empilhados uns sobre os outros. O Bloco 1, sua primeira versão, passará por uma série de atualizações nos próximos anos para que seja possível levar cargas úteis mais pesadas para destinos além da órbita próxima da Terra.m