NASA e ESA divulgam as fotos mais próximas do Sol já registradas
As fotos foram capturadas pela sonda Solar Orbiter
![NASA e ESA divulgam as fotos mais próximas do Sol já registradas](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/36718/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=7ddb5c6ad6c462c84e5eeb8f5765debe)
Foto: Reprodução / ESA
Foram divulgadas pela NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) nesta quinta-feira (16), as fotos mais próximas do Sol já registradas. Elas foram capturadas pela sonda Solar Orbiter, lançada em fevereiro, com o objetivo de estudar os polos do astro mais de perto.
A nave fará novas aproximações do Sol, ficando ainda mais perto da superfície do que agora. Em 2021, está prevista uma manobra que a colocará a 42 milhões de quilômetros de distância do astro, podendo registrar fotos com muito mais detalhes.
O registro foi feito no dia 30 de maio, quando a missão chegou a 77 milhões de quilômetros de distância da superfície solar (metade do percurso entre a estrela e a Terra), as imagens de altíssima resolução mostram fenômenos nunca observados com tantos detalhes. Entre eles, um dos destaques são as erupções, chamadas pelos cientistas de “fogueiras”.
Pesquisadores afirma que estas fogueiras pontilhando a superfície solar ainda não têm origem conhecida, eles acreditam que elas sejam mini-explosões ocorridas em toda a estrela, ajudando a aquecer a atmosfera externa do Sol (corona).
“As fogueiras que estamos falando aqui são como pequenos sobrinhos das erupções solares, pelo menos um milhão, talvez bilhões de vezes menores”, comentou o astrofísico do Observatório Real da Bélgica David Berghmans.
Para ter certeza da influência delas no aquecimento da corona e quantificar o seu papel no processo, os operadores da missão aguardam a medição mais precisa da temperatura destas fogueiras, realizada por um dos instrumentos da sonda. Os dados estarão disponíveis em breve.
É possível ver as incríveis fotos do Sol feitas pela missão no site da ESA.