Natal: 59% dos consumidores pretendem realizar compras online e retirar na loja física
Neste ano, lojistas devem atuar de forma omnichannel para agradar clientes
Foto: Reprodução/Pixabay
A pesquisa Tendências de Consumo, da Globo, revela que atuar de forma omnichannel é o fator mais atrativo para os consumidores neste final de ano. Cerca de 59% preferem a opção de comprar online e retirar na loja física, enquanto 72% gostam da opção inversa, adquirindo o produto na loja física e recebendo em casa.
Essa realidade destaca a importância de o varejo focar na experiência oferecida aos clientes durante a jornada de compra. Além disso, 32% dos consumidores planejam realizar compras nos canais offline neste Natal.
Outro dado relevante é que 52% pretendem pesquisar preços e informações de produtos em ambos os canais (online e offline) antes de efetuar a compra. Portanto, a integração entre as vendas físicas e digitais é crucial, e a omnicanalidade emergiu como uma das principais tendências do varejo.
“A estratégia omnichannel ajuda, sem dúvidas, a construir, por meio dos canais digitais, uma relação do consumidor com a marca. Se sua empresa consegue cativar o cliente ao estar por dentro das maiores tendências do mercado, como mesclar o meio físico e digital, a imagem do seu negócio será positiva”, comenta Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp Enterprise, sistema de gestão empresarial voltado às grandes operações franqueadoras do varejo de moda.
“Um dos principais objetivos da venda omnichannel é fazer com que não haja diferença entre a compra online ou presencial, além de possibilitar a experiência de realizar a compra de onde e quando desejar, sem restrição de horário ou lugar”, finaliza Regis.