Natal: acidentes nas estradas federais têm aumento de feridos e mortos em 2023
Acidentes graves caiu
Foto: Divulgação
A Operação Natal foi encerrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) às 23h59 de segunda-feira (25) e registrou 891 acidentes, sendo 233 considerados graves, resultando em 1.030 feridos e 90 óbitos.
Com início na última sexta-feira (22), a PRF identificou 3.550 motoristas e passageiros que deixaram de utilizar adequadamente o cinto de segurança, uma infração considerada grave e que representou um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Durante a operação, 5.940 condutores foram flagrados realizando ultrapassagens em locais proibidos, e a PRF registrou 25.658 casos de veículos transitando acima do limite de velocidade permitido. Além dessas infrações, 1.106 motoristas foram autuados por dirigir sob influência de álcool ou por recusar a realização do teste do "bafômetro" (etilômetro), resultado de mais de 26 mil testes aplicados pela PRF. Outros 668 condutores foram notificados por transportar crianças sem os dispositivos de retenção (cadeirinhas).
A fiscalização da presença e do uso adequado dos itens de segurança não se limita à obrigatoriedade desses elementos, mas busca prevenir condutas que possam agravar as consequências de acidentes de trânsito.
Sobre o enfrentamento à criminalidade, as atividades da PRF visaram proporcionar uma sensação de segurança aos cidadãos que trafegaram pelas rodovias federais durante a Operação Natal 2023. O policiamento ostensivo em pontos estratégicos resultou na recuperação de 59 veículos com restrição de furto ou roubo, na apreensão de 11 armas e 149 munições. No combate ao tráfico de drogas, foram apreendidas 7,6 toneladas de maconha e 236 quilos de cocaína. Em todo o país, 421 pessoas foram detidas e encaminhadas à polícia judiciária.
Confira o balanço: