Brasil

Natal deve ser de chuva em todas as regiões do país, diz Inmet

Sul e oeste da Bahia tem previsão de acumulados maiores que 80 mm

Por Da Redação
Ás

Natal deve ser de chuva em todas as regiões do país, diz Inmet

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Natal deste ano deve ser de chuva em todas as regiões do Brasil e, ao menos a primeira semana do verão, que teve início na quarta-feira (21), deve manter as características de temperaturas mais amenas e grandes acumulados de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Na previsão do Nordeste, os maiores acumulados devem se concentrar no sul do Maranhão e no Piauí, com volumes maiores que 50 mm, além de áreas do oeste da Bahia, onde há previsão de acumulados maiores que 80 mm. Ainda na Bahia, a previsão é de que ocorra grandes volumes.

Em áreas centrais do Maranhão, Piauí e oeste de Pernambuco, as precipitações ficarão em torno de 30 mm e nas demais áreas haverá predomínio de tempo seco.

Segundo a Climatempo, o que vem causando essa condição é a atuação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). "Esse é um sistema meteorológico típico do final da primavera e do verão, que causa a chuva volumosa por vários dias consecutivos em muitas áreas do país. A ZCAS é um corredor de umidade reforçado por frentes frias que ficam próximas da costa da região Sudeste do Brasil. A primeira ZCAS da primavera de 2022 se organizou no começo da segunda quinzena de novembro. Na segunda quinzena de dezembro tivemos o segundo evento de ZCAS da primavera", explicou a Climatempo.

Veja a previsão das demais regiões

Norte 

No Norte, podem ocorrer volumes de chuva maiores que 50 mm em áreas do centro-sul do Amazonas, leste da Acre e grande parte de Rondônia, com volumes que podem ultrapassar 150 mm no extremo sul do Pará e no Tocantins.

Em Roraima, não há previsão de chuvas e nas demais áreas os volumes de chuva ficarão em torno de 30 mm.

Centro-Oeste

Nessa região também é esperado grandes volumes de chuva, de cerca de 80 mm, em especial na parte central e norte de Mato Grosso e Goiás, enquanto em localidades ao sul destes estados os volumes podem ficar abaixo de 60 mm.

Sudeste

O centro e o norte de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo devem receber a maior concentração de chuva, totalizando 150 mm. No leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro, os acumulados serão maiores que 50 mm, enquanto no sul de Minas Gerais os volumes podem ficar em torno de 30 mm. Nas demais áreas, há previsão de baixos acumulados de chuva que não devem ultrapassar 20 mm.

Sul

No sul, os volumes de chuva podem ultrapassar 50 mm no litoral de Santa Catarina e do Paraná. Nas demais áreas são esperadas pancadas de chuva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.